Plano de aula

Nessa sessão do blog nós professores iremos deixar uma sugestão de plano de aula.

Plano de aula
Introdução:
A busca de contextos reais para introduzir os números inteiros, como escalas termométricas, na linha do tempo ou na indicação dos andares “abaixo  do térreo” de um edifício, e outras situações que podem ser usadas, dão significado a este conceito motivando a aprendizagem.
Apresentaremos neste plano, diferentes contextos e estratégias para o desenvolvimento dos números inteiros e suas operações, como também jogos e atividades para desenvolvimento da prática das operações com números negativos.
Público Alvo: Alunos do 7°ano do Ensino Fundamental
Tema: Números
Conteúdo: Números Inteiros
Objetivos Gerais: Dar significado aos números negativos e as operações envolvendo esses números.
Objetivos específicos: Fazer com que o aluno compreenda significados associados à escrita dos números negativos, bem como operações e expressões envolvendo números negativos; compreenda a ideia de ordenação com números negativos; estabeleça correspondência entre situações concretas e contextos matemáticos que justifiquem o uso dos números negativos.
Justificativa: Diariamente deparamos com situações que envolvem números inteiros: saldo bancário, variação de temperatura, lucro, prejuízo, saldo de gols. A meta principal é levar o aluno a identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando-o aptos para enfrentar desafios das séries seguintes.
Procedimentos metodológicos/estratégias:
1° Momento: Apresentação de uma narrativa.
A humanidade criou números há muito tempo atrás...
Desde o começo da civilização, vários povos reconheceram a necessidade dos números em suas vidas. Sabemos disso porque essas pessoas fizeram marcas nas paredes das cavernas para registrar quantidades de coisas que para eles eram importantes.
O homem criava situações interessantes na contagem de seus objetos, animais, etc., ao levar seu rebanho para as pastagens ele relacionava uma pedra a cada animal, no momento em que ele recolhia os animais fazia a relação inversa, no caso de sobrar alguma pedra poderia verificar a falta de algum animal.
Mas o homem buscava algo mais concreto, que representasse de uma forma mais simples tais situações. O surgimento dos números naturais revolucionou o método de contagem.
Com o inicio do Renascimento surgiu a expansão comercial, que aumentou a circulação de dinheiro, obrigando os comerciantes a expressarem situações envolvendo lucros e prejuízos. A maneira que eles encontraram de resolver tais situações problemas consistia no uso dos símbolos + e –. Suponha que um comerciante tenha três sacas de arroz de 10 Kg cada em seu armazém. Se ele vendesse 5 kg de arroz, escreveria o número 5 acompanhado do sinal  – , se ele comprasse 7 kg de arroz, escreveria o numeral 7 acompanhado do sinal +.
Utilizando essa nova simbologia, os matemáticos da época desenvolveram técnicas operatórias capazes de expressar qualquer situação envolvendo números positivos e negativos. Surgia um novo conjunto numérico, formado pelos números positivos e seus respectivos opostos.
2° Momento: Trabalhamos com o livro didático, relacionando a ideia dos números negativos no cotidiano.
3° Momento: Resolvemos atividades do caderno do aluno (Secretaria da Educação) como: extrato bancário, análise e interpretação de gráficos, onde exploram o estudo dos números negativos.
4° Momento: Voltamos para o livro didático e trabalhamos com várias informações na resolução de problemas. Foi trabalhado algumas narrativas do caderno do aluno e livro didático, assim como jornais (temperatura, gráficos).
5° Momento: Foi utilizado jogos de treinamento (Termômetro Maluco e Soma Zero), onde os alunos usaram os conteúdos matemáticos.
6° Momento: Com a ajuda do professor auxiliar foi utilizada a sala de informática, onde os alunos entraram em vários jogos, aplicando a teoria na prática.
Recursos materiais:
·        Giz
·        Lousa
·        Exposição oral
·        Jogos
·        Jornais
·        Sala de informática
Avaliação: A avaliação será feita no acompanhamento e observação das atividades realizadas, na participação ativa dos alunos verificando se os alunos conseguiram relacionar o conteúdo estudado. Foi aplicada também uma avaliação para verificar se ainda restam dúvidas e quais são elas. Se necessário retomar alguns conceitos.
Recuperação: Recuperação contínua junto com o professor auxiliar, trabalhando com atividades conforme forem surgindo as dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário